quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Professora doa rim a ex-aluno e recebe prêmio nos Estados Unidos


Doadora e receptor se recuperam bem de cirurgia

Uma professora norte-americana recebeu no sábado (26) uma medalha por ter doado um rim a um ex-estudante. Jennifer Mazzotta-Perretti, de 32 anos, foi aplaudida de pé ao receber o prêmio das mãos do senador Kemp Hannon durante cerimônia no Parque Eisenhower, em East Meadow, Nova York.

Segundo o site "Newsday", o receptor do rim, Kevin O'Brien, de 19 anos, ficou emocionado ao ver a professora ser homenageada. "Brilhante", exclamou, enquanto a doadora recebia a medalha de ouro das mãos do senador. "Você inspirou as pessoas", comentou o parlamentar. "Nós seremos amigos durante toda a vida", completou Jennifer.

Durante uma aula de redação criativa, a professora pediu aos alunos que escrevessem sobre suas boas ações. A atividade motivou O'Brien, que perguntou a seus colegas se eles dariam vida a alguém, mas sem precisar tirar a própria. Jennifer adiantou-se e disse que sim.

O jovem, que na infância sofreu de obstrução nos uréteres (canais que levam a urina dos rins para a bexiga), teve um rim do pai transplantado em 2005. Neste ano, porém, o órgão começou a falhar. Quando isso ocorreu, O'Brien lembrou-se da professora e entrou em contato com ela. Questionada, Jennifer aceitou doar um de seus rins para salvar o rapaz.

O transplante foi realizado no dia 3 de setembro. Ambos afirmam que se recuperam bem. "Se não corresse, teria morrido", disse o jovem, que quer trabalhar como pesquisador médico. "Eu rezo e espero que ele realize seus sonhos", completou a professora.

Jennifer afirmou que outras pessoas se sensibilizem com a história de seu ex-aluno e que incentivem a doação de órgãos. "Nunca pensei que me tornaria uma doadora de órgãos", disse. "Sinto-me abençoada", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário