quinta-feira, 17 de setembro de 2009

A Psicanálise e o sofrimento

A Psicanálise é à procura da verdade sobre nós mesmos e precisa ter como foco o sofrimento para que haja avanços. O papel de qualquer psicanalista ao iniciar o seu trabalho é focar no sofrimento, ou melhor, na sua causa, para que possa colaborar para o alívio dos sintomas que atormentam o paciente.

“As pessoas buscam o psicanalista para se curar, mas elas se irritam por debater sobre as suas questões de frente a uma realidade” (Fátima Mora). Essa frase é correta, pois em um processo analítico da mente ocorrem contestações entre o desejo de se conhecer e a resistência inconsciente ao seu auto-conhecimento e, alguns pacientes / clientes, apesar de estarem buscando a cura, terão que se confrontar com angústias e aspectos que encobriam para si mesmos.

Então, a Psicanálise é realmente a procura da verdade sobre nós mesmos e deve focar no sofrimento, não pode ser diferente. O mundo está cheio de sofrimento. O nascimento, a velhice, a doença e a morte são sofrimentos, assim como é o fato de se aborrecer, estar perdendo uma pessoa querida ou de lutar em vão para satisfazer os desejos.

Qualquer sofrimento está simplesmente indicando que você não está em comunhão com a existência e com você mesmo. Assim como a dor física mostra que algo em seu corpo não está bem, a dor psíquica, emocional, informa que você também não está bem consigo mesmo. É um aviso de que algo está errado. Então em vez de ficar só se torturando, procure entender o porque desse seu sofrimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário