quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Diferentes porquê?


Como todos nós sabemos em toda a sociedade são vários os cidadãos alvos de descriminação. Apesar dos esforços realizados, no sentido de combater estas situações, a verdade é que são sempre muito frequentes.
Quem nunca ouviu falar daquela vizinha do lado que por ter uma cor de pele diferente da sociedade em que vivemos não consegue emprego, ou por outro lado aquele a quem por infelicidade sua, tem uma pequena deficiência motora fato que é usado para chacota, descriminação ou puro preconceito?
Pois é, são situações que ainda acontecem com alguma frequência.
Mas temos estado aqui a falar de descriminação, preconceito, mas a final de contas o que é isso de descriminação e preconceito?
Descriminação, são actos intencionais que assentam em distinções injustas e injuriosas relativamente a um grupo ou individuo, e preconceito é uma atitude que envolve um pré-juízo, um pré-julgamento, na maior parte das vezes negativo, relativamente a pessoas ou grupos sociais.
Podemos ainda dividir discriminação positiva e negativa, uma vez que: ao serem criadas medidas que permitam ajudar as pessoas a ultrapassar uma situação de desfavorecimento, pode-se considerar que é um tipo de diferenciação, mas positiva; já no caso da descriminação negativa as situações são muito diferentes na medida em que este tipo de comportamento visa magoar o outro de uma ou outra forma.
Mas será que pela simples razão de terem uma cor de pele diferente, uma condição física diferente, uma religião diferente, entre outros aspectos, temos o direito de não os aceitar na nossa sociedade? Não têm o mesmo direito que todos os outros cidadãos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário