domingo, 15 de novembro de 2009

Crianças prodígios do século XX

Enquanto a maioria dos pais mostramos orgulhosos a familiares e amigos uns rabiscos mal feitos por nossos filhos quando estão aprendendo a escrever, nos esquecemos que existiram na história da humanidade verdadeiras crianças prodígios que desde a idade mais tenra demonstraram uma capacidade intelectual muito acima das de qualquer adulto. A seguir uma lista dos seis maiores prodígios do século XX.

1 - Kim Ung-Yung: Nascido em 7 de Março de 1963. Quando tinha 4 anos já sabia ler e escrever em coreano, japonês, alemão, e inglês. Nesta idade, já tinha resolvido complicados problemas de cálculo integral e diferencial e mostrava seu domínio de idiomas estrangeiros nos programas da TV japonesa.

Kim está registrado no livro Guinness dos recordes como a pessoa mais inteligente do planeta, com um coeficiente intelectual acima dde 220 pontos.

Kim freqüentou a universidade de Hanyang dos 3 aos 6 anos. Finalmente obteve um doutorado em física da Universidade Estatal do Colorado antes de fazer 15 anos. Atualmente Kim trabalha na Universidade Nacional de Chungbuk, na Coréia do Sul.

2 - Alia Sabur: uma norte-americana nascida em NY, é atualmente a professora universitária mais jovem do mundo. Alia completou seus estudos de segundo grau e foi aceita aos 10 anos na Universidade Estatal de Nova Iorque, onde se graduou com honras aos 14 anos.

Atualmente Alia é professora de matemática avançada na universidade de Konkuk, em Seul, Korea do Sul. Começou a trabalhar como professora universitária aos 19 anos.

3 - Balamurali Ambati: nasceu em 29 de julho de 1977, e foi a pessoa mais jovem do mundo em se formar na carreira de medicina. Aos 13 anos já tinha de graduado da Universidade de Nova Iorque, e sete anos mas tarde, terminou sua residência na Universidade de Harvard e se graduou como oftalmologista.

Balamurali atualmente trabalha na Escola de Medicina da Universidade da Georgia onde realiza pesquisas sobre a córnea e cirurgia refractiva. Baramurali viaja o mundo como voluntário de uma organização médica que pratica operações grátis às pessoas de baixos recursos.

4 - Gregory R. Smith: Pode parecer brincadeira, mas aos 14 meses ele já sabia as 4 operações aritméticas e aos dois anos já lia perfeitamente, inclusive corrigindo os erros gramaticais que encontrava. Foi a criança que mais jovem se formou no segundo graus da rede pública no Estado da Flórida.

Aos 10 anos começou a freqüentar à universidade e 3 anos mais tardes se graduou com honras em matemática. Aos 12 anos Gregory já tinha sido proposto para o prêmio Nobel da paz por seu trabalho fomentando os direitos dos meninos ao redor do mundo.

Gregory contínua atualmente trabalhando em várias organizações internacionais que promove e protege os direitos infantis.

5 - Shakuntala Devi: nasceu em 4 de novembro de 1939 em Bangalore, Índia. Filha de pais que trabalhavam num circo, Shakuntala tinha uma habilidade prodigiosa para calcular números mentalmente e já aos 6 anos fazia apresentações em universidades ao redor do mundo. Desde pequena, Shakuntala era capaz de calcular mentalmente números de vários dígitos.

Sua maior façanha foi em 18 de junho de 1980, quando conseguiu multiplicar mentalmente 7.686.369.774.870 x 2.465.099.745.779 números que foram escolhidos a esmo por um computador do Imperial College de Londres. Shakuntala deu a resposta correta em apenas 28 segundos sem usar uma calculadora, papel ou lápis.

Atualmente Shakuntala dedica-se a escrever e dar conferências ao redor do mundo.

6 - Ruth Elke Lawrence: nasceu em 2 de agosto de 1971 e desde pequena demonstrou uma capacidade incrível na matemática, até o ponto que seu pai renunciou a seu trabalho para poder educar a sua filha pessoalmente.

Aos 8 anos, Ruth já tinha atingido o nível intelectual de matemática mas alto que se pode obter "Grau A em Matemática Pura". Aos 11 anos Ruth entrou na universidade de Oxford onde se graduou com honras 3 anos mas tarde. Continuou seus estudos até obter seu doutorado em 1989, e num ano mas tarde era professora da Universidade Hebréia de Jerusalém.

Ruth atualmente vive com seu marido em Israel onde dirige a cátedra de matemáticas do Instituto de Matemáticas Einstein e escreve livros sobre conceitos matemáticos puros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário