quinta-feira, 19 de novembro de 2009

19 de novembro é o dia mundial do banheiro.

A Organização Mundial da Higiene (WTO) comemorou hoje, em Cingapura, o Dia do Banheiro, destinado à reflexão e à conscientização do planeta sobre a necessidade de este espaço ser mais limpo.

Com esse objetivo, a organização fundada há dois anos e estabelecida em Cingapura, mas com ramificações em 22 países, propõe que cada cidadão atue hoje como um "embaixador" do banheiro.

O manual de um bom embaixador recomenda a limpeza e a utilização das instalações sanitárias como se fossem as da própria casa, bem como a rapidez na hora da evacuação em respeito aos demais usuários.

Além disso, os embaixadores deverão emitir denúncias caso encontrem banheiros em mau estado, com mau cheiro e desprovidos de papel higiênico e sabão. Ao mesmo tempo, serão obrigados a elogiar os proprietários dos estabelecimentos sanitários que reunirem as condições exigidas.

A WTO pediu a cada um de seus membros, entre eles China, Filipinas, Índia, EUA, Reino Unido e Finlândia, que recolha informações sobre o estado dos banheiros públicos em seu território.

Esses dados serão utilizados na abertura da cúpula anual da associação, que no próximo ano acontecerá em Pequim, depois da conferência promovida em Taiwan sob o lema "É um problema de todos".

Na capital chinesa, os "defensores" do banheiro insistirão na necessidade de banheiros serem instalados nos países em desenvolvimento como a Índia, onde grande parte da população carece desse serviço.

Como explicou o fundador da WTO, Jack Sim, o grupo têm suas raízes na evidência de que "metade da população mundial não dispõe de banheiro e defeca em qualquer lugar".

Sim disse que o Dia do Banheiro é também uma oportunidade para que se discuta um recurso que já existia nos tempos do Império Romano e que não foi aperfeiçoado até o século XVIII. Foi em 1775 quando o relojoeiro e matemático britânico Alexander Cumming patenteou o primeiro modelo de vaso sanitário. "É um tema que sempre foi tabu e, por isso, queremos que as pessoas falem hoje disso sem inibições, porque sem discussão não há ação", acrescentou.

O fundador do grupo disse ainda que as discussões do Dia do Banheiro incluem qualquer tema relacionado ao seu uso, sua limpeza, seu desenvolvimento, em uma atípica convenção na qual não se descarta uma abordagem cômica do assunto para generalizar seu uso.

Sim reconheceu que não é por acaso que a WTO tem sua sede em Cingapura, um país obcecado pela higiene e onde o grupo sobrevive graças às doações do Ministério do Meio Ambiente.

Segundo ele, Cingapura é um exemplo de legislação sanitária, que impõe multas contra quem suja as ruas ou não puxa a descarga em banheiros públicos. A associação local do banheiro pediu hoje aos cingapurianos que enviem mensagens e e-mails detalhando o estado dos banheiros públicos que visitarem.

Já em junho, as autoridades locais lançaram sua própria campanha, que batizaram de "Banheiros Felizes" e que qualifica com diferentes estrelas os banheiros públicos, nos moldes do que é feito com os hotéis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário