sexta-feira, 27 de novembro de 2009

A Deficiência Visual no Âmbito Escolar

A visão, um dos cinco sentidos fundamentais, exerce importante papel na vida de um ser humano. Sendo através da percepção visual, captando estímulos luminosos e pigmentares (as cores), desde os primeiros anos de vida, a principal forma pela qual surgem motivações que despertam o relacionamento com o meio.

Na infância, até a iniciação pré-escolar e escolar, é comum que o déficit da acuidade visual passe despercebido pelos pais, devido às experiências e manifestações da criança, com relação à noção do que seria enxergar bem, ou mesmo se queixar de um mal estar visual.

UMA CRIANÇA PODE MUITO BEM NÃO SABER DIZER O QUE VÊ, E COMO ESTÁ VENDO!

Contudo, quando inserida em contexto de aprendizagem sistêmica, o relacionamento com o mundo exterior (no ambiente escolar), uma criança com problemas oculares além do prejuízo intelectual decorrente o esforço visual, também enfrenta dificuldades de socialização.

Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, a efetividade de programas comunitários, com participação docente, familiares e uma equipe técnica especializada, são essenciais para o desenvolvimento de Promoção de Saúde Oftalmológica, ofertando atendimento aos escolares em unidades de atenção (módulos), atuando na prevenção de agravos e recuperação visual das crianças.

Nesse sentido, tanto a família (no ambiente doméstico), quanto os professores (em sala de aula), atuariam na preliminar identificação de sinais e sintomas relativos à dificuldade visual das crianças, atentos aos seguintes parâmetros, cada um de acordo com suas competências:

- Avaliar a dificuldade do aluno para ler na lousa (quadro negro), ou em momento destinado a realização das lições de casa (atividade extraclasse);
- Observar se a criança apresenta constante cefaléia (dor de cabeça) quando em horários específicos de estudo;
- Notar se a criança aproxima freqüentemente objetos aos olhos, procurando visualizar melhor.

Mediante a constatação de situações que indiquem quadros repetitivos de desconforto visual, os professores devem prover orientações aos pais, para encaminhamento do problema ao profissional oftalmologista, responsável pelo diagnóstico.

A ampliação da função do educador, atuando como agente de saúde é extremamente básica para o desencadeamento de ações conjuntas e solidárias, procurando o ajustamento das diferenças discentes, não apenas comportamentais, mas também quanto às indisposições do organismo, aproximando no que possível às realidades, colaborando assim para o ensino progressivo.

Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia
Equipe Brasil Escola

Professor cria perfil virtual para convencer jovem a fazer sexo

Um professor de ciência foi condenado nesta quarta-feira (30), na Inglaterra, a quatro anos de detenção. Matthew Knott, de 24 anos, se passou por uma adolescente na internet com o objetivo de convencer uma jovem de 13 anos, que conheceu na web, a fazer sexo com ele.

Knott enviou mensagens à garota e chegou a pedir fotos em que ela aparecia nua. Para se aproximar, ele inventou um perfil em que dizia ser uma garota chamada Jessica, de 15 anos – essa “amiga virtual” foi usada para encorajar o encontro entre a jovem e o homem, diz a publicação “Dalily Mail”.

Uma semana depois de criar “Jessica”, Knott conseguiu convencer a jovem a encontrá-lo pessoalmente. Ele a buscou em seu próprio carro, e a garota foi levada até o apartamento do professor. O homem exigiu que ela tirasse a roupa e fizesse sexo com ele.

O ex-funcionário do colégio Elton High School, em Manchester, está proibido de trabalhar com crianças e acessar a internet pelos próximos cinco anos. Ele admitiu ter se passado por uma adolescente na web e também de ter mantido relação com a jovem.

“Está absolutamente claro para todos que essas ações foram cuidadosamente planejadas e calculadas, de forma que ele pudesse encontrar essa criança para ter relações sexuais. Pais de toda a nação estão terrivelmente preocupados com o que seus filhos fazem quando usam a internet. Há pessoas como você que adotam outras identidades para encorajar as crianças a fazerem isso”, disse o juiz Michael Henshaw, responsável pela condenação.

Adrian Farrow, advogada da garota, afirmou que em maio Knott viu o perfil da adolescente – com sua foto e idade -- no site de relacionamentos Tagged.com. Usando o apelido Matt7145, o professor fez contato e os dois conversaram via comunicador instantâneo (uma ferramenta do próprio site) por cerca de uma hora. Na ocasião, ele deixou claro que tinha interesses sexuais por garotas daquela idade.

Na mesma época, a vítima passou a receber mensagens do perfil de “Jessica”, criado pelo próprio Knott. Nos textos, “Jessica” encorajava a jovem de 13 anos a se divertir.

Com esses dois perfis -- o verdadeiro e o falso -- o professor convenceu a garota a se encontrar com ele no dia 31 de maio. Depois do encontro, ela contou o que aconteceu a “Jessica”, que aconselhou a garota a apagar todo o conteúdo virtual que relacionasse o professor e sua vítima.

A adolescente tomou coragem e contou à mãe a história, o que acabou resultando na detenção do professor no início de junho.

Professor é preso por criar seita para manter relações sexuais com alunas

Um professor do ensino médio em San Antonio, no Texas, foi preso por criar uma sociedade secreta em que seduzia e mantinha relações sexuais com as alunas. De acordo com a polícia, Robert Rosseau, de 37 anos, exigia que as alunas fizessem sexo com ele antes de entrar para o grupo, como forma de demonstrar confiança no mestre.

O grupo chamado 'A Ordem' tinha como base, segundo Rosseau, ensinamentos da Bíblia, da maçonaria e da bruxaria. Uma aluna que se incomodou com as exigências do mestre denunciou o grupo à polícia. Rosseau dizia que 'ordens superiores' lhe davam o direito de ir para a cama com as jovens.

Uma vítima do golpe alegou que Rosseau selecionava trechos da Bíblia para 'legitimar as relações sexuais com integrantes do grupo'.

Professor é preso acusado de racismo em bar em Ilhéus

O professor Saulo da Cruz Ramos, que também é aspirante a oficial da Polícia Militar, está preso na carceragem da 7ª Corpin, em Ilhéus, no sul do estado, sob a acusação de racismo contra uma jovem. O professor estava no bar Mar Aberto, localizado na zona sul da cidade, no sábado (21), quando teria dito que Jamile Catarino Pacheco era uma “neguinha do cabelo chapado”.

De acordo com o depoimento da jovem, Saulo disse ainda que com ele, “preto não tem vez”. Jamile então procurou a delegacia da cidade. Após a denúncia, agentes da Polícia Civil prenderam o professor ainda no bar.

A família de Saulo tentou durante todo o domingo entrar em um acordo com Jamile, para que ela retirasse a queixa, a fim de que o professor deixasse o xadrez. Jamile, no entanto, não atendeu aos pedidos e manteve a denúncia contra Saulo. Como racismo é um crime inafiançável, ainda não se sabe até quando o professor ficará na carceragem.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Gestalt? faça esse teste

''TESTE DA MORAL E ÉTICA.
-
Pergunta: Quantas pessoas te olham na foto?
Guarde sua resposta.


Pergunta: O que lhe chamou a atenção na foto abaixo?




Resultado: Se na primeira foto voce não viu o rapaz negro (entre os dois primeiros rapazes loiros sem boné), é porque voce é um racista;
Se na segunda foto voce viu a ''bunda'' da garota de vestido rosa
e não o ombro da garota de camiseta branca, é porque voce é um maniaco sexual;
Se voce viu o que não existia e não viu o que existia,
além de racista e pervertido sexual, você não está bem da cabeça.''

Cuidados com a Escola

É papel do gestor cuidar da aparência física da escola

Para que aconteça a aprendizagem na escola e haja um clima de respeito e segurança no ambiente alguns cuidados são necessários.

Na escola, tudo deve estar na mais perfeita ordem para que o aluno sinta-se valorizado e encontre no ambiente escolar a esperança de uma vida melhor, desde quem recebe o aluno no portão, até as instalações da sala de aula e outras dependências da instituição.

O preparo do ambiente escolar, tornando-o acolhedor, agradável e bonito aos olhos de todos, é uma ação pedagógica de responsabilidade do gestor da instituição.

Muitas escolas se encontram em estado físico tão destruído e mal cuidado que os alunos não sentem atração alguma pela mesma.

Imagine-se no lugar desses alunos, chegando a uma sala de aula com carteiras quebradas, pintura descascada, pouca iluminação, goteiras, dentre outros tantos pequenos problemas. Será que teria disposição e motivação para passar cinco horas do seu dia num local assim? Quais os valores da educação se não se pode estudar numa escola bem cuidada, limpa e bonita?

A aparência física da escola é importante para o aluno, pois esses cuidados demonstram que a direção da escola, ou seja, o gestor escolar, se preocupa em manter um clima de respeito aos alunos, sendo responsável pela parte educativa que cabe à diretoria da escola a apresentação física da mesma.

Além disso, a estruturação da grade curricular, o acompanhamento dos trabalhos dos professores, reuniões pedagógicas do corpo docente e administrativo, etc. são partes do processo de aprendizagem de responsabilidade do gestor, elementos que não podem faltar.

Em se tratando de escolas públicas, a depredação deve ser trabalhada com a comunidade. As pessoas precisam aprender que o público é algo de todos e, portanto, para o bem-estar das pessoas que moram naquela região. Se eles mesmos são tratados com desrespeito, com prédios mal cuidados e sem estrutura, sentirão que aquela escola não promove uma educação de qualidade. Afinal, uma coisa está relacionada com a outra, é a pura questão da motivação.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

A Nova Formação Continuada

Nos longos anos de educação ouvimos críticas a respeito das formações dos professores, da capacitação profissional, se as práticas docentes atingem ou não o aprendizado dos alunos. O que nem sempre isso é possível, pois o Brasil é um país que não investe em educação, não apresenta projetos consistentes na área, muitas vezes ficando os mesmos apenas na idealização, ou seja, no papel.

Com isso, as críticas voltam-se para os profissionais – professores, coordenadores e diretores de escola, que pouco tem culpa, uma vez que não recebem apoio do governo para se qualificarem melhor.

Além disso, os cursos de licenciatura estão em níveis péssimos, principalmente nas universidades particulares, totalmente desarticulados da realidade que o país apresenta, não acrescentam experiências concretas aos universitários, não exigem habilidades e competências para o exercício da profissão, simplesmente formam, formam e formam.

É mais importante ter um diploma universitário debaixo do braço ou num quadro em uma parede, do que se atingir qualificação profissional, mesmo que técnica, mas que possibilite o exercício sério e qualificado de uma profissão, que traga realização profissional e não só o salário no final do mês.

Na tentativa de reverter essa situação, o mais interessante seria o desenvolvimento de programas de apoio pedagógico e de formação, voltados para a educação pública no país.

Segundo o educador Luis Carlos de Menezes, da Universidade de São Paulo, o principal seria “reforçar imediatamente a capacitação e as práticas escolares, enquanto se reformulam os cursos de graduação”.

Nessa visão, já é possível encontrar em algumas Secretarias de Educação cursos voltados para o aperfeiçoamento profissional, tanto de professores como de gestores.

A janela principal dessa história deve se tornar porta de entrada para a qualificação, sem deixar que o idealizado caia no esquecimento. Promessas do Ministério da Educação, voltadas para esse fim, já existem. Basta que saiam do papel e sejam executadas.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

20 de novembro dia da Consciência Negra

No dia 20 de novembro comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra, em homenagem à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

O quilombo era uma localidade situada na Serra da Barriga, onde escravos se refugiavam. Com o passar dos anos, chegou a atingir uma população de vinte mil habitantes, devido ao aumento das fugas dos escravos.

Os escravos serviam para fazer os trabalhos pesados que o homem branco não realizava, não tinham condições dignas de vida, eram maltratados, apanhavam, ficavam amarrados dia e noite em troncos, eram castigados, ficavam sem água e sem comida, suas casas eram as senzalas, onde dormiam no chão de terra batida.

Muitas pessoas eram contra essa forma de tratar os negros e várias tentativas aconteceram ao longo da história para defender seus direitos. Em 1871 a Lei do Ventre Livre libertou os filhos de escravos que ainda iriam nascer; em 1885 a Lei dos Sexagenários dava o direito à liberdade aos escravos com mais de sessenta anos.

Mas Princesa Isabel foi a responsável pela libertação dos escravos, quando assinou a Lei Áurea, em 13 de maio de 1888, dando aos mesmos o direito de ir embora das fazendas em que trabalhavam ou de continuar morando com seus patrões, como empregados e não mais como escravos.

O dia da consciência negra é uma forma de lembrar o sofrimento dos negros ao longo da história, desde a época da colonização do Brasil, tentando garantir seus direitos sociais.

Hoje temos várias leis que defendem esses direitos, como a de cotas nas universidades, pois acredita-se que, em razão dos negros terem sido marginalizados após o período de escravidão, não conseguiram conquistar os mesmos espaços de trabalho que o homem branco.

Na época da escravidão os negros não tinham direito ao estudo ou a aprender outros tipos de trabalho que não fossem os braçais, ficando presos a esse tipo de tarefa.

Muitos deles, estando libertos, continuaram na mesma vida por não ter condições de se sustentar.

O dia da consciência negra também é marcado pela luta contra o preconceito racial, contra a inferioridade da classe perante a sociedade, além de temas como mercado de trabalho, discriminação política, moda e beleza negra, etnias, homenagens a negros que se destacaram.

Além desses assuntos, enfatizam sobre o respeito enquanto pessoas humanas, além de discutirem e trabalharem para conscientizar as pessoas da importância da raça negra e de sua cultura na formação do povo brasileiro e da cultura do nosso país.

O Dia da Consciência Negra, Feriado em muitos municípios, comemorado no dia 20 de novembro remete-nos a Zumbi dos Palmares, o maior ícone da resistência negra ao escravismo no Brasil. Data marcada país afora por manifestações, passeatas e seminários em várias cidades brasileiras, em cerca de 225 municípios trata-se de feriado, tamanha a importância do evento. O estado onde mais cidades decretaram feriado é o Rio de Janeiro.

O Mito:

Zumbi foi o grande líder do quilombo dos Palmares, respeitado herói da resistência anti-escravagista. Pesquisas e estudos indicam que nasceu em 1655, sendo descendente de guerreiros angolanos. Em um dos povoados do quilombo, foi capturado quando garoto por soldados e entregue ao padre Antonio Melo, de Porto Calvo. Criado e educado por este padre, o futuro líder do Quilombo dos Palmares já tinha apreciável noção de Português e Latim aos 12 anos de idade, sendo batizado com o nome de Francisco. Padre Antônio Melo escreveu várias cartas a um amigo, exaltando a inteligência de Zumbi (Francisco). Em 1670, com quinze anos, Zumbi fugiu e voltou para o Quilombo. Tornou-se um dos líderes mais famosos de Palmares. “Zumbi” significa: a força do espírito presente. Baluarte da luta negra contra a escravidão, Zumbi foi o último chefe do Quilombo dos Palmares.

O Dia da consciência negra:

A lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Nas escolas as aulas sobre os temas: História da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, propiciarão o resgate das contribuições dos povos negros nas áreas social, econômica e política ao longo da história do país. Fonte: http://www.brasilescola.com

Dois adolescentes são detidos com droga em escola de Belo Horizonte

Foram encontrados 20 papelotes de cocaína com meninos de 12 e 13 anos. Acompanhados pelos pais, garotos foram ouvidos por juiz.

Dois adolescentes foram detidos, nesta quarta-feira (18), dentro de uma escola pública em Belo Horizonte. Foram encontrados 20 papelotes de cocaína com os meninos, que têm 12 e 13 anos.

A própria diretora da escola teria descoberto a droga com as crianças. Ela chamou os pais dos alunos e a polícia.

Segundo a polícia, os adolescentes teriam confirmado que eram usuários de droga. Eles teriam dito que consumiam a droga dentro do colégio.

Os meninos, acompanhados pelos pais, foram levados ao Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente de Belo Horizonte, onde foram ouvidos por um juiz.

A Secretaria Municipal de Educação informou que os garotos vão continuar frequentando as aulas normalmente. Segundo a Secretaria, o colégio participa de diversos programas de redução da violência, como o Escola Ativa e o Escola Integrada.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

19 de novembro é o dia mundial do banheiro.

A Organização Mundial da Higiene (WTO) comemorou hoje, em Cingapura, o Dia do Banheiro, destinado à reflexão e à conscientização do planeta sobre a necessidade de este espaço ser mais limpo.

Com esse objetivo, a organização fundada há dois anos e estabelecida em Cingapura, mas com ramificações em 22 países, propõe que cada cidadão atue hoje como um "embaixador" do banheiro.

O manual de um bom embaixador recomenda a limpeza e a utilização das instalações sanitárias como se fossem as da própria casa, bem como a rapidez na hora da evacuação em respeito aos demais usuários.

Além disso, os embaixadores deverão emitir denúncias caso encontrem banheiros em mau estado, com mau cheiro e desprovidos de papel higiênico e sabão. Ao mesmo tempo, serão obrigados a elogiar os proprietários dos estabelecimentos sanitários que reunirem as condições exigidas.

A WTO pediu a cada um de seus membros, entre eles China, Filipinas, Índia, EUA, Reino Unido e Finlândia, que recolha informações sobre o estado dos banheiros públicos em seu território.

Esses dados serão utilizados na abertura da cúpula anual da associação, que no próximo ano acontecerá em Pequim, depois da conferência promovida em Taiwan sob o lema "É um problema de todos".

Na capital chinesa, os "defensores" do banheiro insistirão na necessidade de banheiros serem instalados nos países em desenvolvimento como a Índia, onde grande parte da população carece desse serviço.

Como explicou o fundador da WTO, Jack Sim, o grupo têm suas raízes na evidência de que "metade da população mundial não dispõe de banheiro e defeca em qualquer lugar".

Sim disse que o Dia do Banheiro é também uma oportunidade para que se discuta um recurso que já existia nos tempos do Império Romano e que não foi aperfeiçoado até o século XVIII. Foi em 1775 quando o relojoeiro e matemático britânico Alexander Cumming patenteou o primeiro modelo de vaso sanitário. "É um tema que sempre foi tabu e, por isso, queremos que as pessoas falem hoje disso sem inibições, porque sem discussão não há ação", acrescentou.

O fundador do grupo disse ainda que as discussões do Dia do Banheiro incluem qualquer tema relacionado ao seu uso, sua limpeza, seu desenvolvimento, em uma atípica convenção na qual não se descarta uma abordagem cômica do assunto para generalizar seu uso.

Sim reconheceu que não é por acaso que a WTO tem sua sede em Cingapura, um país obcecado pela higiene e onde o grupo sobrevive graças às doações do Ministério do Meio Ambiente.

Segundo ele, Cingapura é um exemplo de legislação sanitária, que impõe multas contra quem suja as ruas ou não puxa a descarga em banheiros públicos. A associação local do banheiro pediu hoje aos cingapurianos que enviem mensagens e e-mails detalhando o estado dos banheiros públicos que visitarem.

Já em junho, as autoridades locais lançaram sua própria campanha, que batizaram de "Banheiros Felizes" e que qualifica com diferentes estrelas os banheiros públicos, nos moldes do que é feito com os hotéis.


19 de Novembro - Dia da Bandeira

O dia 19 de novembro é o dia da bandeira, no Brasil.

A criação da data foi em razão da Proclamação da República, no dia 15 de novembro de 1889, onde a mesma foi apresentada. O Decreto número 4 deu legitimidade à bandeira, como símbolo nacional.

A primeira bandeira do Brasil foi criada em 18 de setembro de 1822, mas como não era oficial, perdeu lugar para o novo modelo. Mas a primeira bandeira hasteada em solo brasileiro foi a da Ordem de Cristo, vinda de Portugal.

As bandeiras têm diferentes significados e representam coisas distintas, como grupo, cidade, estado, país, instituição comercial, time de futebol, mas podem apresentar elementos comuns.

Os países, por exemplo, são representados por bandeiras e essas trazem o número de estados que o mesmo possui, além das cores, que possuem significados comuns. Geralmente o azul é a cor que simboliza a nobreza, já o vermelho representa os movimentos revolucionários.

O Brasil já teve vários modelos de bandeiras ao longo dos seus 509 anos de existência. No atual, o verde simboliza nossas matas, o azul nosso céu, o amarelo nossas riquezas, as estrelas são os estados do país e o branco a paz. Este modelo foi criado por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos.

As primeiras bandeiras foram vistas nas antigas civilizações, onde os povos as utilizavam para representar seus exércitos, os responsáveis pela defesa do país. Serviam para evitar que os exércitos fossem confundidos com outras armadas. Isso fez com que se evitassem a morte de centenas de soldados, pois os exércitos aliados conseguiam identificar os grupos de soldados que não eram seus inimigos.

Algumas bandeiras apresentam características especiais, de acordo com as tradições do país.

domingo, 15 de novembro de 2009

Crianças prodígios do século XX

Enquanto a maioria dos pais mostramos orgulhosos a familiares e amigos uns rabiscos mal feitos por nossos filhos quando estão aprendendo a escrever, nos esquecemos que existiram na história da humanidade verdadeiras crianças prodígios que desde a idade mais tenra demonstraram uma capacidade intelectual muito acima das de qualquer adulto. A seguir uma lista dos seis maiores prodígios do século XX.

1 - Kim Ung-Yung: Nascido em 7 de Março de 1963. Quando tinha 4 anos já sabia ler e escrever em coreano, japonês, alemão, e inglês. Nesta idade, já tinha resolvido complicados problemas de cálculo integral e diferencial e mostrava seu domínio de idiomas estrangeiros nos programas da TV japonesa.

Kim está registrado no livro Guinness dos recordes como a pessoa mais inteligente do planeta, com um coeficiente intelectual acima dde 220 pontos.

Kim freqüentou a universidade de Hanyang dos 3 aos 6 anos. Finalmente obteve um doutorado em física da Universidade Estatal do Colorado antes de fazer 15 anos. Atualmente Kim trabalha na Universidade Nacional de Chungbuk, na Coréia do Sul.

2 - Alia Sabur: uma norte-americana nascida em NY, é atualmente a professora universitária mais jovem do mundo. Alia completou seus estudos de segundo grau e foi aceita aos 10 anos na Universidade Estatal de Nova Iorque, onde se graduou com honras aos 14 anos.

Atualmente Alia é professora de matemática avançada na universidade de Konkuk, em Seul, Korea do Sul. Começou a trabalhar como professora universitária aos 19 anos.

3 - Balamurali Ambati: nasceu em 29 de julho de 1977, e foi a pessoa mais jovem do mundo em se formar na carreira de medicina. Aos 13 anos já tinha de graduado da Universidade de Nova Iorque, e sete anos mas tarde, terminou sua residência na Universidade de Harvard e se graduou como oftalmologista.

Balamurali atualmente trabalha na Escola de Medicina da Universidade da Georgia onde realiza pesquisas sobre a córnea e cirurgia refractiva. Baramurali viaja o mundo como voluntário de uma organização médica que pratica operações grátis às pessoas de baixos recursos.

4 - Gregory R. Smith: Pode parecer brincadeira, mas aos 14 meses ele já sabia as 4 operações aritméticas e aos dois anos já lia perfeitamente, inclusive corrigindo os erros gramaticais que encontrava. Foi a criança que mais jovem se formou no segundo graus da rede pública no Estado da Flórida.

Aos 10 anos começou a freqüentar à universidade e 3 anos mais tardes se graduou com honras em matemática. Aos 12 anos Gregory já tinha sido proposto para o prêmio Nobel da paz por seu trabalho fomentando os direitos dos meninos ao redor do mundo.

Gregory contínua atualmente trabalhando em várias organizações internacionais que promove e protege os direitos infantis.

5 - Shakuntala Devi: nasceu em 4 de novembro de 1939 em Bangalore, Índia. Filha de pais que trabalhavam num circo, Shakuntala tinha uma habilidade prodigiosa para calcular números mentalmente e já aos 6 anos fazia apresentações em universidades ao redor do mundo. Desde pequena, Shakuntala era capaz de calcular mentalmente números de vários dígitos.

Sua maior façanha foi em 18 de junho de 1980, quando conseguiu multiplicar mentalmente 7.686.369.774.870 x 2.465.099.745.779 números que foram escolhidos a esmo por um computador do Imperial College de Londres. Shakuntala deu a resposta correta em apenas 28 segundos sem usar uma calculadora, papel ou lápis.

Atualmente Shakuntala dedica-se a escrever e dar conferências ao redor do mundo.

6 - Ruth Elke Lawrence: nasceu em 2 de agosto de 1971 e desde pequena demonstrou uma capacidade incrível na matemática, até o ponto que seu pai renunciou a seu trabalho para poder educar a sua filha pessoalmente.

Aos 8 anos, Ruth já tinha atingido o nível intelectual de matemática mas alto que se pode obter "Grau A em Matemática Pura". Aos 11 anos Ruth entrou na universidade de Oxford onde se graduou com honras 3 anos mas tarde. Continuou seus estudos até obter seu doutorado em 1989, e num ano mas tarde era professora da Universidade Hebréia de Jerusalém.

Ruth atualmente vive com seu marido em Israel onde dirige a cátedra de matemáticas do Instituto de Matemáticas Einstein e escreve livros sobre conceitos matemáticos puros.

A água não é incolor, é azul

Na escola sempre nos ensinaram que a água é incolor, inodora e insípida. As duas últimas qualidades estão certas, a água é pura e destilada, mas a primeira é simplesmente incorreta. Este erro vem sendo repetido de geração em geração, e todos, absolutamente todos os livros se equivocam neste ponto. A água não é incolor ela é azul e transparente.O que acontece é que a cor da água é tão tênue que em pequenas quantidades não é possível observar. Mas em grandes volumes podemos ver esta sua coloração. E a explicação não é muito complexa.

A cor da água é devida à absorção seletiva da luz. Quando a luz atravessa a água, ela absorve o espectro eletromagnético das radiações correspondentes à luz vermelha, e portanto, a luz que acaba atravessando tem tons de azul (que é a cor complementar do vermelho). Por isso, quanto maior o volume de água, maior é a absorção, e mais azul pode ser visto.

Se enchêssemos de água límpida uma piscina perfeitamente branca, numa casa branca, iluminada com luz branca, a cor da água seria azul turquesa. Muito suave, mas azul.

Assim, outro mito que cai é de que o oceano é azul por que reflete a cor do céu. Em realidade, se fosse assim, a cor do oceano seria mais clara em dias ensolarados, e quase branca em dias nublados. Está claro que podemos ver como a superfície do mar reflete o céu, mas esta não é a causa principal de sua cor.

Fonte o WebExhibits.org

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Trailer do curta: A peste da Janice

Com Yarsin Tedesco, Micaela Rocha, Fernanda Maurici, Gabriela Iablonovski, Juliana Borges Rocha.
Num colégio de patricinhas indóceis e professorinhas tiranas, a filha da faxineira enfrenta heroicamente rejeição, preconceito e, de rebarba, a pré-adolescência.


Professora é demitida após colocar fita crepe em boca de aluno

Uma professora foi demitida sob acusação de tapar a boca de um menino de quatro anos e de prender seus braços com fita crepe em plena sala de aula. O caso aconteceu numa escola particular de Sete Lagoas (79 km de Belo Horizonte), no final de outubro.

Elaine Aparecida Batista, 26, a professora envolvida, é recém-formada em pedagogia e começou a dar aulas na escola no início deste ano, após um ano como ajudante.

A demissão foi efetivada ainda em outubro pela direção do Centro Educacional Mundo Encantado. A Folha não conseguiu localizar a professora Elaine para comentar o episódio.

Dias após o incidente, a mãe da criança decidiu tirá-la da escola e processar a professora e a escola por danos morais. Até a noite de ontem, a mãe não tinha ligado de volta para a reportagem.

Xingamento

A diretora da escola, Maria da Consolação Machado, afirma que a fita usada pela professora não tinha aderência forte.

De acordo com ela, a professora alegou que o menino a estava xingando e, então, decidiu tapar-lhe a boca utilizando fita crepe.

O garoto, de acordo com a versão da diretora, tirou a fita da boca. Com isso, a professora, além de voltar a fechar a boca da criança, prendeu os seus braços para trás, também com a fita.

O menino, ainda segundo a diretora, conseguiu se soltar em seguida. Outras 12 crianças presenciaram a ação, segundo a escola.

Outro lado

Em nota, o colégio afirma que os profissionais da escola passam por "rigorosa avaliação, tanto pessoal quanto profissional".

No caso da professora envolvida, a nota relata que não foi constatado nada que desabonasse sua conduta durante seu período de testes. A nota ainda classifica o caso como um "lamentável e censurável incidente".

A direção da escola também afirma que, após o episódio, o menino continuou frequentando as aulas no estabelecimento, com acompanhamento psicológico. O centro educacional, fundado há 20 anos, tem 230 alunos, do maternal à quarta série. A mensalidade cobrada é de cerca de R$ 300.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Estudante da minissaia é expulsa



A Universidade Bandeirantes, em decisão polêmica, decidiu expulsar a loira de farmácia Geysi Villa Nova Arruda, estudante de turismo, alegando "flagrante falta de respeito aos princípios éticos, a dignidade acadêmica e a moralidade", segundo anúncios pagos publicados ontem em vários jornais de São Paulo.

O incidente que determinou a expulsão ocorreu em 22 de outubro passado, quando a moça foi insultada por dezenas de colegas devido à atitude "provocativa" que mostrava com um curto vestido de cor rosa.

As dimensões do sucedido foram tais que as autoridades da universidade foram obrigadas a chamar à polícia para que a aluna fosse escoltada e pudesse abandonar a escola sem ser agredida por seus colegas.

Segundo o anúncio publicado ontem pela universidade, "constatou-se que a aluna estava frequentando as dependências da universidade com trajes inadequados, uma postura incompatível com o ambiente universitário e, apesar de ter sido alertada, não modificou seu comportamento".

Geysy por sua vez se defende dizendo que "apesar de concordar que eu estava usando um vestido um pouco curto demais, ali é um ambiente acadêmico onde todos deveriam ir para estudar e não para reparar nas roupas que as outras pessoas estão usando".

O assessor jurídico da universidade, Décio Lecioni Machado, disse que a causa da expulsão não foi o vestido, senão determinados gestos e atitudes da aluna, que eram reprovados até por seus próprios colegas. Segundo Machado, Geysy teria levantado o vestido mostrando as partes íntimas só para provocar os colegas.

Na última semana a moça se tornou "arroz doce" de programas popularescos, o que possivelmente levou a Uniban a tomar tal decisão controversa, da qual provavelmente terá que voltar atrás. Esperar para ver.

Os mandamentos do estudante

1 - O estudante sabe sempre a matéria. Se não responde é para não inferiorizar o professor.

2 - O estudante será sempre um exemplo para a sociedade.

3 - O estudante nunca se deixa dormir. O despertador é que não toca.

4 - O estudante nunca é posto fora da aula. É que sua presença é necessária em outro local.

5 - O estudante nunca fala mal de um professor. Faz uma crítica construtiva salientando os seus defeitos.

6 - O estudante nunca copia. Recolhe dados.

7 - O estudante nunca reprova. Renova sua experiência.

8 - O estudante nunca conspira contra os professores. Estes é que tem espírito de conspiração.

9 - O estudante nunca falsifica uma assinatura do encarregado de educação. Apenas economiza sua tinta.

10 - O estudante nunca bebe. Saboreia.

11 - O estudante nunca fuma. Estuda os efeitos nocivos do tabaco.

12 - O estudante nunca falta. Não comparece por motivos de força maior.

13 - O estudante nunca chega atrasado à aula. Perde o ônibus.

14 - O estudante nunca apalpa as colegas. Estuda as suas anatomias.

15 - O estudante nunca estraga o material escolar. Testa sua resistência.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Pai diz que filha não morreu afogada em clube da PM em Salvador

Em meio à comoção pelo enterro de Jéssica da Silva Araújo, 11, no final da manhã desta sexta-feira (6), o pai da estudante, o policial militar Lourival Silva, disse que não acredita que sua filha tenha morrido afogada. "Tem alguma coisa de muito estranho nesta morte. Pela convivência com minha filha durante todo este tempo, tenho certeza que ela não morreu afogada", disse. Em seguida, chorando muito, Lourival Silva afirmou que não tinha mais condições de falar.

Jéssica Araújo foi encontrada boiando na piscina do Clube dos Oficiais da Polícia Militar na tarde desta quinta-feira (5), pouco mais de 24 horas após desaparecer dentro das instalações do órgão. Matriculada no 6º ano do Colégio Militar - um dos mais tradicionais da capital baiana -, Jéssica Araújo foi vista pela última vez vestindo um maiô verde, short de lycra azul e com os cabelos presos dez minutos antes do início de uma prova de natação das olimpíadas internas do clube.

"Não temos uma ideia completa do que aconteceu. Jéssica saiu às 14h do colégio em direção ao clube, respondeu à chamada, fez o aquecimento, mas não participou da prova. Os professores deduziram, então, que ela teria retornado ao colégio. Depois que constatamos o seu desaparecimento, fizemos uma varredura na piscina e não encontramos nenhum corpo", disse o coronel Francisco Leite, um dos diretores do estabelecimento.

De acordo com o coronel, três oficiais vasculharam a piscina por volta das 16h30 de quarta-feira (4). "Um dos oficiais me disse, por telefone, que estava vendo o fundo da piscina e não havia nenhum corpo."

Amiga da família da estudante, Cristiane Mendes da Silva afirmou durante o enterro, no cemitério da Ordem Terceira de São Francisco, que colegas de escola procuraram Jéssica nos banheiros, piscina e em toda a área do Clube dos Oficiais da PM depois que souberam do seu desaparecimento. "Ela (Jéssica) não estava em nenhum lugar. Tem muita história nesta morte, é muito esquisito o que aconteceu."

Nesta sexta-feira (6), em entrevista, o coronel Francisco Leite disse que as câmeras de segurança instaladas no colégio "não estavam funcionando" e que "muitas pessoas" têm acesso ao clube. "Lá (no clube) entram oficiais, estudantes, familiares, enfim, muita gente tem acesso às suas dependências."

Leite disse, ainda, que a corporação abriu um IPM (Inquérito Policial Militar) para apurar as responsabilidades pela morte da estudante. Três oficiais responsáveis pela competição foram afastados preventivamente de suas atividades administrativas e pedagógicas durante as investigações.

O laudo que vai apontar as causas da morte da estudante será divulgado dentro de dez dias. "O corpo da garota não apresentava marcas externas de violência. Ao que tudo indica, ela morreu afogada, mas vamos aguardar o resultado da perícia", disse a delegada Celina Fernandes Santos, responsável pela investigação. No momento da competição, 30 alunos estavam na área da piscina.

A delegada afirmou, ainda, que não encontrou vestígios de que Jéssica tivesse ficado presa na piscina. "Ela estava com a sua 'xuxa' no cabelo e sem marcas indicando que a cabeça tivesse ficado presa em algum local da piscina."

Segundo a delegada, os dois estudantes que viram o corpo de Jéssica boiando deveriam ser ouvidos ainda nesta tarde. Segundo o Clube dos Oficiais da PM, a piscina onde a estudante foi encontrada morta tem entre 1,40 e 3,30 metros de profundidade.

Durante o enterro, Jéssica Araújo foi homenageada por seus colegas, professores e policiais militares - o colégio suspendeu as aulas. A mãe da menina, Márcia Cristina da Silva, desmaiou e teve de receber atendimento médico.

Inquérito apura morte de aluna do Colégio da Polícia Militar

A Polícia Militar da Bahia instaurou um Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar as circunstâncias da morte de Jéssica da Silva Araújo, 11 anos, cujo corpo foi encontrado na tarde desta quinta-feira (5) na piscina do Clube de Oficiais da PM, no bairro dos Dendezeiros, em Salvador.

Aluna da 6ª Série do Colégio da Polícia Militar (CPM), ela estava inscrita para uma competição de natação na quarta-feira (4) na piscina do clube, mas não chegou a participar. Jéssica ainda participou do aquecimento junto com outros alunos, e logo
em seguida não mais foi vista.

Após o sumiço da aluna, oficiais e professores fizeram uma busca nas dependências da Vila Militar do Bonfim, inclusive uma varredura na piscina.
Na tarde desta quinta-feira (5), porém, estudantes que participavam de uma aula de judô avistaram o corpo de Jéssica boiando na piscina do clube. Os dois oficiais da PM que coordenavam a competição de natação foram afastados das atividades pedagógicas.

As investigações dependem agora do laudo da Polícia Técnica e da necropsia, que devem ser divulgados em dez dias. Também a Polícia Civil abriu inquérito para apurar as causas da morte de Jéssica.

Estudante leiloa beijo em projeto de arte na Inglaterra

A estudante Amanda DeZilva, de cerca de 30 anos de idade, está leiloando pela internet seu primeiro beijo depois de um ano sem beijar ninguém como parte de um projeto de arte na Grã-Bretanha.

A ideia dela é doar 25% do dinheiro que receber para uma organização de caridade e usar o resto para pagar as dívidas acumuladas durante seu mestrado em Belas Artes na Universidade de Chichester, no sul da Inglaterra.

Com o projeto, intitulado digital-kiss, a estudante pretende demonstrar os muitos significados de um beijo, verificar de que beijos ela mais sente falta (de familiares, de amigos ou íntimos) e verificar o significado do beijo como commodity.

"A ideia é demonstrar que tudo, inclusive um beijo, pode ser comprado", disse a estudante à BBC Brasil.

Até agora, o leilão - que está sendo feito por meio do site www.digital-kiss.com e será encerrado no próximo dia 14 de dezembro - já recebeu 12 lances. O mais alto é de 500 libras (cerca de R$ 1,4 mil).

"Eu não tenho a menor ideia de quanto vou arrecadar com o leilão. Se o digital-kiss for visto em seu contexto de obra de arte conceitual, qualquer um que seja um colecionador de arte vai entender a importância desta peça e fazer um lance de acordo com seu valor", disse Amanda DeZilva.

"Eu espero receber uma boa oferta, já que 25% do valor vai para a organização de caridade SmileTrain e eu gostaria de devolver o maior número de sorrisos possíveis."

Obra

A artista descreve o beijo como sua "coisa mais favorita, (beijos) lentos, beijos sensuais que derretem meu ser. Tenho sentido muita, muita falta. Eu inicialmente me sinto atraída por olhos, mas no mesmo instante desejo a sensação, em minha boca, (da boca) daquela pessoa, para selar o sentimento, para capturar o que me excita".

A intenção é que a entrega do beijo se torne um trabalho de arte visual (um curta digital ou uma fotografia). Ela vai ficar com uma cópia e o vencedor, com a outra.

Para Amanda DeZilva, a obra vai perpetuar a intimidade do beijo, mesmo que ele tenha sido comprado.

Os interessados em comprar o beijo têm que ter pelo menos 16 anos de idade, e a artista retém os direitos exclusivos sobre a obra.

Tanto a artista como o vencedor terão que passar por um exame de sangue antes do beijo e o vencedor terá que reclamar o prêmio até 7 dias depois de anunciado. A artista promete a entrega a domicílio e o pagamento é adiantado.

"As condições foram impostas para manter a integridade do projeto. Só espero arrecadar o suficiente para pagar a passagem para onde quer que o vencedor more!", disse a estudante.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

4ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos em Salvador

Salvador sedia, entre os dias 04 e 10 de novembro, a 4ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, que será realizada na sala Walter da Silveira (Biblioteca Pública dos Barris), com entrada franca. O filme Trago Comigo, mistura de documentário e ficção sobre a ditadura militar, da diretora Tatá Amaral, será exibido na sessão de abertura, dia 04 (quarta-feira), às 19h.

De acordo com a programação enviada pela organização da mostra, na quinta-feira, dia 05, o destaque será o filme Não Conte a Ninguém, de Francisco J. Lombardi. A produção é baseada no romance de Jaime Baily e conta a história de um jovem acomodado da alta sociedade peruana que decide ruir com o entorno social e familiar em que vive para tentar encontrar sua identidade, marcada desde a juventude pelo abuso das drogas e do álcool.

Ainda entre os destaques do evento, no dia 10 será a vez do filme O Signo da Cidade, de Carlos Alberto Riccelli. O público da mostra poderá conferir ainda Garapa, de José Padilha e as produções inéditas no Brasil Entre A Luz e a Sombra, de Luciana Burlamaqui e o argentino Unidade 25, dirigido por Alejo Hojiman.

>>Visite o site do evento: www.cinedireitoshumanos.org.br

*Programação completa em SAlvador:

04/11 - Quarta

19h – TRAGO COMIGO – Parte 1 (capítulos 1 e 2)
Tata Amaral (Brasil, 96 min, 2009, doc/fic)
Classificação indicativa: 16 anos

05/11 - Quinta

14h - YÃKWÁ, O BANQUETE DOS ESPÍRITOS
Virgínia Valadão (Brasil, 54 min, 1995, doc)

A ARCA DOS ZO’É
Dominique Tilkin Gallois, Vincent Carelli (Brasil, 22 min, 1993, doc)

O ESPÍRITO DA TV - Vincent Carelli (Brasil, 18 min, 1990, doc)
Classificação indicativa: livre

16h - CRUELDADE MORTAL
Luiz Paulino dos Santos (Brasil, 92 min, 1976, fic)

ESTRELA DE OITO PONTAS - Fernando Diniz e Marcos Magalhães
(Brasil, 12 min, 1996, fic/ani)
Classificação indicativa: 16 anos

18h - ESSE HOMEM VAI MORRER - UM FAROESTE CABOCLO
Emilio Gallo (Brasil, 75 min, 2008, doc)

CONTRA-CORRENTE
Agostina Guala (Argentina, 9 min, 2008, fic)

PARTIDA
Marcelo Martinessi (Paraguai, 14 min, 2008, fic)

Classificação indicativa: 16 anos

20h – NÃO CONTE A NINGUÉM
Francisco J. Lombardi (Peru / Espanha, 120 min, 1998, fic)
* Sessão com audiodescrição para público com deficiência visual
Classificação indicativa: 18 anos

06/11 - Sexta

14h - PRO DIA NASCER FELIZ
João Jardim (Brasil, 88 min, 2006, doc)
Classificação indicativa: livre

16h - NUNCA MAIS!!! COCHABAMBA, 11 DE JANEIRO DE 2007
Roberto Alem (Bolívia, 52 min, 2007, doc)

DAYUMA NUNCA MAIS
Roberto Aguirre Andrade (Equador, 30 min, 2008, doc)
Classificação indicativa: livre

18h - TAMBÉM SOMOS IRMÃOS
José Carlos Burle (Brasil, 85 min, 1949, fic)
Classificação indicativa: livre

20h - GARAPA
José Padilha (Brasil, 110 min, 2008, doc)
Classificação indicativa: 12 anos

07/11 - Sábado

14h - UNIDADE 25
Alejo Hojiman (Argentina / Espanha, 90 min, 2008, doc)

COCAIS, A CIDADE REINVENTADA
Inês Cardoso (Brasil, 15 min, 2008, doc)
Classificação indicativa: 16 anos

16h - BAGATELA – A NECESSIDADE TEM CARA DE CACHORRO
Jorge Caballero (Colômbia / Espanha, 74 min, 2008, doc)

MENINO ARANHA
Mariana Lacerda (Brasil, 13 min, 2008, doc)

MENINOS
Gonzalo Rodríguez Fábregas (Uruguai, 14 min, 2008, doc)
Classificação indicativa: 12 anos

18h - HISTÓRIAS DE DIREITOS HUMANOS
Vários diretores (diversos países, 84 min, 2008, doc/fic)
Classificação indicativa: 16 anos

20h - ENTRE A LUZ E A SOMBRA
Luciana Burlamaqui (Brasil, 150 min, 2007, doc)
Classificação indicativa: 16 anos

08/11 - Domingo

14h - TRAGO COMIGO – Parte 1 (capítulos 1 e 2)
Tata Amaral (Brasil, 96 min, 2009, doc/fic)
Classificação indicativa: 16 anos

16h - TRAGO COMIGO – Parte 2 (capítulos 3 e 4)
Tata Amaral (Brasil, 96 min, 2009, doc/fic)
Classificação indicativa: 16 anos

18h - O REALISMO SOCIALISTA
Raúl Ruiz (Chile, 52 min, 1973, fic/doc)

AGARRANDO PUEBLO (OS VAMPIROS DA MISÉRIA)
Carlos Mayolo, Luis Ospina (Colômbia, 28 min, 1978, fic)
Classificação indicativa: 16 anos

20h - TAMBORES DE ÁGUA: UM ENCONTRO ANCESTRAL
Clarissa Duque (Venezuela / Camarões, 75 min, 2008, doc)

ALÉM DE CAFÉ, PETRÓLEO E DIAMANTES
Marcelo Trotta (Brasil, 15 min, 2007, doc)

TARABATARA
Julia Zakia (Brasil, 23 min, 2007, doc)
Classificação indicativa: livre

09/11 - Segunda

14h - MOKOI TEKOÁ PETEI JEGUATÁ – DUAS ALDEIAS, UMA CAMINHADA
Arial Duarte Ortega, Germano Beñites, Jorge Morinico (Brasil, 63 min, 2008, doc)

DE VOLTA À TERRA BOA
Mari Corrêa, Vincent Carelli (Brasil, 21 min, 2008, doc)

PRÎARA JÕ, DEPOIS DO OVO, A GUERRA
Komoi Paraná (Brasil, 15 min, 2008, doc)
Classificação indicativa: livre

16h - À MARGEM DO LIXO
Evaldo Mocarzel (Brasil, 84 min, 2008, doc)
Classificação indicativa: livre

18h - O CAVALEIRO NEGRO
Ulf Hultberg, Åsa Faringer (Suécia / México / Dinamarca, 95min, 2007,fic)
Classificação indicativa: 14 anos

20h - CORUMBIARA
Vincent Carelli (Brasil, 117 min, 2009, doc)
Classificação indicativa: livre

10/11 - Terça (encerramento)

14h – O SIGNO DA CIDADE
Carlos Alberto Riccelli (Brasil, 96 min, 2007, fic)
*Sessão com audiodescrição para público com deficiência visual
Classificação indicativa: 16 anos

16h - DEVOÇÃO
Sergio Sanz (Brasil, 85 min, 2008, doc)

PHEDRA
Claudia Priscilla (Brasil, 13 min, 2008, doc)
Classificação indicativa: 12 anos

18h - SENTIDOS À FLOR DA PELE
Evaldo Mocarzel (Brasil, 80 min, 2008, doc)

PUGILE
Danilo Solferini (Brasil, 21 min, 2007, fic)
Classificação indicativa: livre

20h - O SIGNO DA CIDADE
Carlos Alberto Riccelli (Brasil, 96 min, 2007, fic)

OS SAPATOS DE ARISTEU
René Guerra (Brasil, 17 min, 2008, fic)
Classificação indicativa: 16 anos

*A programação foi enviada pela organização da mostra. Qualquer alteração na ordem de exibição dos filmes é de inteira responsabilidade dos organizadores.

Método para salvar o planeta



O Site Greenpeace encontrou um programa no qual podemos ajudar a diminuir o aquecimento global:

Explicação:
Se alguém pensa que mudança climática é um problema tão complexo e tão grande que só os governos podem ajudar a resolver, é melhor pensar de novo. A AlmapBBDO e o Greenpeace (, com a assessoria técnica do Centros de Estudos Avançados do Recife, C.E.S.A.R, – um dos principais centros de tecnologia da informação no Brasil – desenvolveram um projeto que permite a qualquer pessoa, sem grande esforço e sem alterar radicalmente o seu modo de vida, contribuir para a redução das emissões de gases do efeito estufa na atmosfera. Ele se chama Black Pixel e funciona a partir da tela do seu computador.

O projeto baseia-se num programa que pode ser capturado através da Internet e instala um quadrado preto na tela. É possível desligá-lo a qualquer hora. Mas enquanto está funcionando, o quadrado reduz o consumo de energia e as emissões de CO2. O desafio é chegar a 1 milhão de Black Pixels instalados, que equivaleriam à uma economia de 57 mil watts/ hora ou a manter apagadas 1.425 lâmpadas de 40W por uma hora. Uma usina à carvão, para produzir a mesma quantidade de energia, emitiria 70 kg de CO2.

Portanto, enquanto nossos políticos evitam enfrentar a crise climática, com o Black Pixel, você pode começar a agir para pelo menos diminuir a dimensão do problema. Instale o programa e avise aos seus amigos, colegas e familiares. Quanto mais gente usar o quadrado, melhor será para o planeta. O projeto só funciona em monitores de tubo e de plasma. Para instalar o Black Pixel sem nenhuma complicação acesse o site do Black Pixel.

Instale o Black Pixel no seu monitor: http://www.greenpeaceblackpixel.org

O planeta só depende de nós!

E a educação brasileira...

Morre aos 100 anos o antropólogo Lévi-Strauss

O etnólogo e antropólogo estruturalista Claude Lévi-Strauss morreu na noite de sábado para domingo (1º) aos 100 anos, de acordo com um porta-voz da Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais de Paris, na França. Ainda não há informações sobre a causa da morte do antropólogo. O falecimento foi divulgado pela editora Plon.

Nascido em Bruxelas, na Bélgica, Lévi-Strauss foi um dos grandes pensadores do século 20. Ele, que completaria 101 anos no próximo dia 28, tornou-se conhecido na França, onde seus estudos foram fundamentais para o desenvolvimento da antropologia. Filho de um artista e membro de uma família judia francesa intelectual, estudou na Universidade de Paris.

De início, cursou leis e filosofia, mas descobriu na etnologia sua verdadeira paixão. No Brasil, lecionou sociologia na recém-fundada Universidade de São Paulo, de 1935 a 1939, e fez várias expedições ao Brasil central. É o registro dessas viagens, publicado no livro "Tristes Trópicos" (1955) que lhe trará a fama. Nessa obra ele conta como sua vocação de antropólogo nasceu durante as viagens ao interior do Brasil.


"Ele soube partir do empirismo para dialogar e colocar a antropologia em pé de igualdade com outras ciências humanas, como a filosofia. Lévi-Strauss é um autor fundamental", afirma Renato Sztutman, professor do Departamento de Antropologia da USP e mestre e doutor em Antropologia Social na área de etnologia indígena.

Exilado nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), Lévi-Strauss foi professor nesse país nos anos 1950. Na França, continuou sua carreira acadêmica, fazendo parte do círculo intelectual de Jean Paul Sartre (1905-1980), e assumiu, em 1959, o departamento de Antropologia Social no College de France, onde ficou até se aposentar, em 1982.

O estudioso jamais aceitou a visão histórica da civilização ocidental como privilegiada e única. Sempre enfatizou que a mente selvagem é igual à civilizada. Sua crença de que as características humanas são as mesmas em toda parte surgiu nas incontáveis viagens que fez ao Brasil e nas visitas a tribos de indígenas das Américas do Sul e do Norte.

O antropólogo passou mais da metade de sua vida estudando o comportamento dos índios americanos. O método usado por ele para estudar a organização social dessas tribos chama-se estruturalismo. "Estruturalismo", diz Lévi-Strauss, "é a procura por harmonias inovadoras".

A corrente estruturalista da antropologia, da qual Lévi-Strauss é o principal teórico, surgiu na década de 40 com uma proposta diferente da antropologia de viés funcionalista, predominante até então. "O funcionalismo se preocupava com o funcionamento de cada sociedade e em saber como as coisas existiam na sua função social. O estruturalismo queria saber do trabalho intelectual. Olhar para os povos indígenas e buscar uma racionalidade e uma reflexão propriamente nativa", diz Sztutman.

Suas pesquisas, iniciadas a partir de premissas linguísticas, deram à ciência contemporânea a teoria de como a mente humana trabalha. O indivíduo passa do estado natural ao cultural enquanto usa a linguagem, aprende a cozinhar, produz objetos etc. Nessa passagem, o homem obedece a leis que ele não criou: elas pertencem a um mecanismo do cérebro. Escreveu, em "O Pensamento Selvagem", que a língua é uma razão que tem suas razões - e estas são desconhecidas pelo ser humano.

"Ele abriu um caminho para pensar a filosofia indígena, valorizar o lado intelectual dos povos estudados, e não ficar naquela coisa 'nós (ocidentais) temos uma grande teoria e eles não'. Lévi-Strauss abriu caminho para valorizar o aspecto intelectual de outras populações", acrescenta Sztutman.

Lévi-Strauss não via o ser humano como um habitante privilegiado do universo, mas como uma espécie passageira que deixará apenas alguns traços de sua existência quando estiver extinta.

Membro da Academia de Ciências Francesa (1973), integrou também muitas academias científicas, em especial européias e norte-americanas. Também é doutor honoris causa das universidades de Bruxelas, Oxford, Chicago, Stirling, Upsala, Montréal, México, Québec, Zaïre, Visva Bharati, Yale, Harvard, Johns Hopkins e Columbia, entre outras.

Aos 97 anos, em 2005, recebeu o 17o Prêmio Internacional Catalunha, na Espanha. Declarou na ocasião: "Fico emocionado porque estou na idade em que não se recebem nem se dão prêmios, pois sou muito velho para fazer parte de um corpo de jurados. Meu único desejo é um pouco mais de respeito para o mundo, que começou sem o ser humano e vai terminar sem ele - isso é algo que sempre deveríamos ter presente".

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Garoto de oito anos se casa na Inglaterra

Esta é a incrível história de um menino de 8 anos, Reece Fleming, doente de leucemia que quis realizar um último desejo depois que os médicos disseram a seus pais que ele tinha pouco tempo de vida. Ele disse que queria "casar-se" com Elleanor Purgslove, a sua grande amiguinha de escola da mesma idade.O garoto que vivia em Derby, Inglaterra, foi diagnosticado com leucemia quando tinha 4 anos e em meados do mês de maio passado os médicos disseram a seus pais que Reece tinha poucas semanas de vida.

- "Quando soubemos, tentamos fazer tudo aquilo que ele queria, nos esforçamos para realizar todos os seus desejos antes de nos deixar", sustentou sua mãe. E entre os desejos do garoto estava o de recuperar a grande amizade de Elleanor Purgslove, sua grande amiga de escola da qual tinha se distanciado há alguns meses em função da doença.

Por isso, Reece pediu "sua mão" e ela aceitou. Os pais de ambos organizaram uma festa com aliança, altar, registro e passeio de limusine, obviamente num casamento sem nenhum valor legal, mas com um significado mais que emotivo.

- "Agora posso morrer feliz", disse Reece ao final do dia. No dia seguinte sua mãe encontrou o corpo gélido na cama, na face uma expressão de serenidade e paz.

Garota se suicida após ex-namorado distribuir sua foto nua

Jessie Logan, de 18 anos, enviou uma fotografia, via celular, totalmente nua para seu namorado; quando os adolescentes decidiram terminar com a relação, o garoto (imbecil) enviou as fotos a seus colegas e quase toda escola pôde ver os atributos de sua ex namorada.

A garota desesperada chegou a ir a um canal de televisão para pedir que parassem de incomodá-la, como isso não aconteceu, decidiu enforcar-se.

Sua morte acordou a sociedade estadunidense sobre a periculosidade que podem ter as fotos enviadas ou tiradas com os aparelhos celulares e da presença cada vez mais constante do bullying nas escolas.

Por sua vez, os pais de Jessie dizem que as autoridades da escola e os policiais falharam porque não protegeram sua filha de forma devida.

Professora demitida por posar de biquíni vira atriz pornô

Ela já estrelou cinco filmes. 'É muito profissional', afirmou

Uma professora de biologia que foi demitida no estado da Flórida, nos EUA, depois de posar em fotos picantes, decidiu dar uma guinada na carreira. Tiffany Shepherd, de 31 anos, virou atriz pornô, segundo o jornal norte-americano "New York Daily News".

Tiffany tinha sido demitida de uma escola na cidade de Port St. Lucie, na Flórida, em abril deste ano. O colégio resolveu despedi-la porque considerou inadequado o fato dela ter posado de biquíni em um barco de pesca. Ela também perdeu a guarda de dois de seus três filhos.

Segundo o periódico, ela decidiu virar atriz pornô porque não conseguiu um novo emprego em sua área, apesar de ter enviado cerca de 2,5 mil currículos. "Não estou particularmente orgulhosa dele. Para ser honesta, eu odeio isso", disse Tiffany.

Na indústria pornográfica, ela usa o nome de Leah Lust. Ela já estrelou cinco filmes. "É muito profissional", afirmou.

domingo, 1 de novembro de 2009

Filho perde o braço e vai dormir para não levar bronca da mãe

Na última quarta, na cidade de Ulm, no sul da Alemanha, um garoto de 4 anos de idade perdeu o braço num terrível acidente doméstico e foi para a cama escondido, sem contar nada pra ninguém, com medo de levar bronca da mãe.

Com ajuda de seu irmão mais velho, o garoto enrolou o braço em uma toalha e foi para cama. O irmão botou o membro amputado dentro do freezer e foi pra cama também.

Na manhã seguinte, quando a mãe foi acordá-lo, ele teria pedido desculpas por ter perdido o braço

- Desculpa, mami. Eu fui brincar e perdi meu braço. Eu não queria, ele teria dito.

O garoto foi levado de ambulância para o hospital, junto com o braço, que não pode ser implantado de volta.

- Foi nada menos que um milagre ele não ter sangrado até a morte durante a noite, disse Wolfgang Juergens, em nome da polícia de Ulms

O acidente aconteceu porque o garoto estava brincando, junto com o irmão de 11, com uma máquina de lavar velha, que estava parcialmente desmontada e seu braço ficou preso quando ela foi ligada.