quinta-feira, 13 de maio de 2010

Web 2.0 na sala de aula

Um projeto de lei ainda nem saiu do papel e já está causando polêmica na Inglaterra. Tudo porque pretende tirar alguns temas históricos do curriculo escolar e, no lugar deles, colocar temas como twitter, wikipedia, webcasts e blogs.

A história é a seguinte. De acordo com uma notícia publicada no The Guardian, Sir Jim Rose, ex-presidente da Ofsted (Office for Standards in Education, Childrens Services and Skills), órgão inglês com foco em educação, foi convidado a revisar o curriculo do ensino médio britânico. E ele resolveu fazer uma revolução nas aulas das crianças de até 11 anos.

Se for aprovada, a mudança irá dar mais liberdade aos professores, reduzir o volume de informações a serem decoradas e ensinar as crianças a aproveitar as ferramentas disponíveis para complementar o aprendizado - e é aí que entram os recursos da web 2.0, como wikipedia, twitter, blogs, webcasts, etc.

Obviamente, temas básicos - como operações matemáticas, estudo da língua, fonética e cronologia histórica - não seriam excluídos. E haveria também um reforço na atenção dada à educação ambiental.

A controvérsia toda deve-se ao fato de que alguns temas históricos serão limados do programa - como é o caso da Segunda Guerra Mundial e da Era Vitoriana. Convenhamos que crianças de menos de 11 anos não prestam atenção nessas coisas mesmo...

Mas, por outro lado, não consigo imaginar o que essa turma dessa idade pode aprender sobre internet na escola. Seria mais fácil eles ensinarem algumas coisas aos professores!


Nenhum comentário:

Postar um comentário