quinta-feira, 27 de maio de 2010

Descaso com educação rural


A Pesquisa encomendada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) viu que 33 das 50 escolas que o estudo analisou não possuem computadores, metade delas não possui diretor e todos os alunos estavam em classes misturadas. Às condições precárias das instituições de ensino somam-se a falta de assistência e acompanhamento dos pais nos deveres de casa dos estudantes. Entre os alunos, quase metade já foi reprovada ao menos uma vez, apenas 32% das escolas têm banheiros adequados.
Na área rural, há quase seis milhões de alunos matriculados no ensino básico regular em aproximadamente 53 mil escolas, mas quase metade delas só tem uma sala de aula. Os alunos de escolas rurais do País apresentam desempenho pior em matemática: 18% inferior à média nacional, enquanto que o desempenho de português fica apenas 6% abaixo.
O interessante é quem mesmo diante dessa triste situação, mais da metade das famílias acredita que o aluno vai chegar ao ensino superior e quase todos os alunos disseram que seus pais "falam para ir para a escola e não faltar às aulas". Apesar disso, existe um fator que atrapalha muito: o trabalho. Quase um terço das crianças trabalham. Isso mesmo! A maior parte (92%) "ajuda os pais na roça" ou "com o gado".

"Na década de 90 a educação no campo foi pensada de maneira equivocada. Priorizou-se o transporte escolar dessas crianças para a cidade e muitas escolas foram fechadas. Hoje os municípios têm um gasto enorme com transporte escolar quando esses recursos poderiam ser investidos em capacitação desses professores, equipamentos e infraestrutura." Presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Carlos Eduardo Sanches. E mesmo assim 77% dos ônibus não têm cinto de segurança nos assentos dos passageiros, o que é obrigatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário