De acordo com o estudo, as condições são precárias nessas escolas: a maioria tem apenas quadro negro e giz como recurso pedagógico. A situação é ainda pior com relação aos estudantes: são multisseriados, ou seja, de diferentes idades e estudam em uma mesma classe, aprendendo conteúdos diferentes de acordo com a série em que estão. Esse modelo é muito comum nas escolas rurais, uma vez que elas contam com poucos alunos e dificuldade de acesso a professores.
E o educador? Dos professores ouvidos pela pesquisa, mais da metade tinham curso superior mas, recebiam de um a dois salários mínimos por mês. Muitas vezes, o professor é obrigado a desempenhar múltiplas tarefas: além de ensinar, tem que limpar a sala e preparar a merenda. E tem mais! Quanto mais pobre a família, pior é o resultado da avaliação. Metade dos alunos de escolas rurais é das classes D e E e teve o resultado 50 pontos abaixo da média nacional.
E o educador? Dos professores ouvidos pela pesquisa, mais da metade tinham curso superior mas, recebiam de um a dois salários mínimos por mês. Muitas vezes, o professor é obrigado a desempenhar múltiplas tarefas: além de ensinar, tem que limpar a sala e preparar a merenda. E tem mais! Quanto mais pobre a família, pior é o resultado da avaliação. Metade dos alunos de escolas rurais é das classes D e E e teve o resultado 50 pontos abaixo da média nacional.
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