Considerando toda essa importância da temática ambiental e a
visão integrada do mundo, no tempo e no espaço, sobressaem-se as escolas, como
espaços privilegiados na implementação de atividades que propiciem essa reflexão,
pois isso necessita de atividades de sala de aula e atividades de campo, com ações
orientadas em projetos e em processos de participação que levem à autoconfiança,
a atitudes positivas e ao comprometimento pessoal com a proteção ambiental
implementados de modo interdisciplinar (DIAS, 1992).
fomentar iniciativas que transcendam o ambiente escolar, atingindo tanto o bairro no
qual a escola está inserida como comunidades mais afastadas nas quais residam
alunos, professores e funcionários. SOUZA (2000). Ressaltado que as gerações
que forem assim formadas crescerão dentro de um novo modelo de educação
criando novas visões do que é o planeta Terra.
reprodutora de uma cultura que é predatória ao ambiente, ou se limita a ser
somente uma repassadora de informações. Nesse caso, as reflexões que dão início
a implementação da Educação Ambiental devem contemplar aspectos que não
apenas possam gerar alternativas para a superação desse quadro, mas que o
invertam, de modo a produzir conseqüências benéficas (ANDRADE, 2000),
favorecendo a paulatina compreensão global da fundamental importância de todas
as formas de vida coexistentes em nosso planeta, do meio em que estão inseridas,
e o desenvolvimento do respeito mútuo entre todos os diferentes membros de
nossa espécie (CURRIE, 1998).
cada aluno compreenda os fenômenos naturais, as ações humanas e sua
conseqüência para consigo, para sua própria espécie, para os outros seres vivos e
o ambiente. É fundamental que cada aluno desenvolva as suas potencialidades e
adote posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, colaborando para
a construção de uma sociedade socialmente justa, em um ambiente saudável.
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